sexta-feira, 27 de maio de 2011

Acquario em Fortaleza divide bancada do PDT

O aquário que o Governo do Estado pretende construir em Fortaleza voltou a ganhar destaque no plenário da Assembleia Legislativa, desde que uma mensagem do Executivo, pedindo autorização para o Estado contrair um empréstimo de US$ 105 milhões, começou a tramitar no legislativo estadual. Ontem, a deputada Patrícia Saboya, apesar de estar sendo elogiada pelo discurso que fez, no dia anterior, contestou os argumento do seu colega de partido contra o Acquario.

O deputado Heitor Férrer (PDT) já deixou claro que vai votar contra o pedido de empréstimo, alegando que, atualmente, o Estado tem outras prioridades como saúde e educação de qualidade. No Governo passado, quando o projeto de construir um aquário foi apresentado, o assunto era quase que diariamente debatido no plenário do Legislativo cearense.

Ontem, o pedetista apresentou dois motivos já destacados por colegas parlamentares, que, a seu ver, seriam suficientes para que o Governo redirecionasse a verba a ser aplicada no Acquario para outras áreas. Uma razão para isso, foi o problema citado pela deputada Patrícia Saboya (PDT), de que a maioria das crianças que estão nos abrigos estão nessa situação porque os pais não têm condições financeiras para criá-las.
 
"70% das crianças que estão nos abrigos estariam com as suas mães, nos seus lares, se não fossem vítimas da pobreza e miséria, que levam à explosão do lar", comentou, lembrando que a colega de partido sugeriu ao governador Cid Gomes cadastrar essas famílias em alguns programas do Governo na área de moradia e de transferência de renda, a fim de que as crianças possam voltar à seus pais.

Outro ponto destacado por Heitor Férrer, assunto trazido pelo deputado Ely Aguiar (PSDC), é a fila de 82 pacientes no Instituto do Câncer do Ceará que esperam por tratamento de radioterapia. "Vamos priorizar outras coisas. Quando se resolver problemas básicos como escola e saúde de qualidade, aí pode se pensar em um aquário para estrangeiros", disse.
 
O deputado Roberto Mesquita (PV) também destacou os dados apresentados pela deputada Patrícia Saboya, no dia anterior. Assim como Férrer, Roberto Mesquita, alega que o Estado tem outras prioridades antes de construir um aquário, como dar condições para que os pais possam criar seus filhos e não os abandonarem em abrigos.

O líder do Governo na Casa, deputado Antônio Carlos (PT), classificou o discurso de Heitor Férrer como "simplório". O fato de o Governo investir em um equipamento turístico não significa que ele deixará de dar atenção aos setores básicos, explicou o petista. Antônio Carlos ressalta que tanto na área da saúde quanto da educação, o Executivo vem investindo através dos hospitais regionais, das escolas em tempo integral, dentre outras ações.

A deputada Patrícia Saboya (PDT) deixou claro que o governador aceitou seu desafio de fazer um levantamento das crianças que, hoje, estão nos abrigos e proporcionar condições às famílias para que elas resgatem seus filhos e defendeu a construção do Acquario.
O deputado Ely Aguiar (PSDC) disse ter apresentado um requerimento na Assembleia sugerindo ao governador Cid Gomes que consulte a população para saber se ela quer ou não o Acquario.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.