terça-feira, 26 de julho de 2011

Cai o diretor do DNIT Luiz Antônio Pagot

O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, pediu demissão do cargo ontem.

Segundo nota do Ministério dos Transportes, Pagot cancelou suas férias, que iriam até o dia 4 de agosto, e solicitou à presidente Dilma Rousseff (PT) sua exoneração.

Com a saída de Pagot, o governo espera encerrar a pior parte da crise que há 23 dias assola a pasta. O Ministério dos Transportes é alvo de suspeitas de corrupção após reportagem da revista "Veja", no dia 2 de julho, revelar um suposto esquema de pagamento de propinas em obras federais da pasta.

Ao todo, já somam 17 as demissões por causa das denúncias de superfaturamento e pagamento de propina envolvendo o ministério, a Valec e o Dnit, incluindo o ex-ministro Alfredo Nascimento (PR-AM).

Com a saída de Pagot, o Dnit funciona com apenas dois dos sete diretores.

As diretorias de Administração e Finanças e de Infraestrutura Aquaviária já estavam vagas antes das denúncias de corrupção. O diretor de Infraestrutura Rodoviária, Hideraldo Caron, também pediu demissão na última sexta-feira.

O diretor-executivo José Henrique Sadok de Sá, que substituía Pagot, foi afastado quando se soube que sua mulher, Ana Paula Araújo, é dona da Construtora Araújo, que assinou contratos para obras por meio de convênios com o próprio Dnit. A expectativa é que o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, discuta nos próximos dias a reestruturação do órgão com a presidente. Passos tem trabalhado em uma lista com nomes técnicos para substituir os dirigentes afastados.

A presidente ainda precisa definir o novo secretário-executivo do Ministério dos Transportes, que era ocupada por Passos, e o novo presidente da Valec (estatal de obras ferroviárias).

Clima de revolta
Cerca de 500 servidores do Dnit aplaudiram Pagot de pé ontem. Antes de encaminhar a carta de demissão ao ministro dos Transportes, ele reuniu os servidores no auditório do órgão e fez um discurso inflamado de despedida. Disse que aquela não era uma casa de corrupção, e que era o órgão responsável pela maior parte da execução das obras do Programa de Aceleração do Crescimento.

"Repito: não concordo com o ministro (da Controladoria-Geral da União) Jorge Hage, que disse que o Dnit tem o DNA da corrupção. Essa é uma casa de muito trabalho. O Dnit é o órgão que mais trabalha, responsável pela maior execução do PAC na Esplanada", afirmou, em clima de indignação.

OPOSIÇÃO

PSDB diz que investigações de fraudes continuam

O líder do PSDB na Câmara, deputado Duarte Nogueira (SP), afirmou que a demissão de Luiz Antônio Pagot não acaba com a necessidade de aprofundar as investigações sobre irregularidades em obras a cargo do Ministério dos Transportes. Duarte disse que discutirá essa semana com outros líderes da oposição a apresentação de um requerimento para abertura de uma CPI.

Hoje, o tucano irá pessoalmente cobrar da comissão representativa do Congresso a aprovação do pedido de convocação do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.