sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Cai em 70% o foco de queimadas no Ceará

O número de foco de queimadas no Ceará teve queda de aproximadamente 70%. O cálculo é com base nos dados Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inep), que registrou do ínício de janeiro a 12 de agosto, 1298 focos de queimadas no estado. Neste ano, o mesmo período marcou 363 focos de incêndio.
A prática é um dos recursos mais usados pelos agricultores para dar início ao processo de preparação do solo para o plantio, mas a medida vem mudando com as ações da Secretária do Meio Ambiente (Semace) e à novas formas de preparar o solo. De acordo com a Semace, ano passado foram 30 autorizações para uso controlado de fogo e neste ano duas.
O assessor da Semace Fhilipe Augusto esclarece que os agricultores deixam para fazer a solicitar a autorização entre os meses de setembro e dezembro. "Os trabalhadores pedem a autorização para o uso de fogo controlado neste período porque é mais próximo do mês de janeiro e fevereiro quando começa o perído das chuvas e o solo está pronto para a plantação", explica Fhilipe.
O maior índice de foco de queimadas está nas regiões do Sertão-Central e Centro-Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.