terça-feira, 6 de setembro de 2011

Câmara aprova isenção de impostos para tablets

A Câmara dos Deputados aprovou na tarde desta terça-feira uma Medida Provisória que reduz os tributos sobre tablets produzidos no Brasil. Depois de uma espera de quase seis horas por quórum, os parlamentares aprovaram o texto de forma simbólica, em um plenário esvaziado. O texto reduz a zero o tributo do Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre os produtos. O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e a taxa de importação também serão diminuídas. O objetivo do governo é popularizar a venda dos computadores portáteis sensíveis ao toque no Brasil. 
A medida reduz em 31% o preço do aparelho ao consumidor, de acordo com estimativas do Ministério das Comunicações. Um tablet custa hoje em média 1 600 reais. Com o desconto, sairia por 1 104 reais. 
A votação da proposta estava agendada para a noite desta segunda-feira, mas menos da metade dos deputados havia registrado presença. A sessão foi remarcada para as 9 horas desta terça. Mas, novamente, o quórum de 257 deputados não foi alcançado. O presidente Marco Maia (PT-RS) remarcou, então, uma sessão extraordinária para a tarde, quando o texto foi aprovado. O quórum era virtual: o número corresponde a todos os deputados que bateram ponto ao longo do dia. Mas, no momento da votação, menos de trinta parlamentares estavam em plenário.
Senado - O presidente do Senado, José Sarney, nem mesmo agendou sessões para o plenário. A reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) marcada para esta terça-feira foi cancelada devido à baixa presença de parlamentares. Uma sessão do Congresso Nacional também estava agendada para esta terça. Deputados e senadores deveriam votar emendas ao Orçamento de 2012, mas a véspera de feriado esvaziou o Parlamento. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.