segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Obras do aeroporto de Jeri param


As obras do aeroporto internacional de Jericoacoara estão paralisadas até 10 de fevereiro. Segundo o secretário cearense de Turismo, Bismarck Maia, a paralisação nas obras se deve a pendências técnicas financeiras do projeto junto ao convênio com o Ministério do Turismo. “Até o dia 10 de fevereiro os trabalhos serão retomadas, uma vez que o fluxo financeiro se normalizará”, garante o secretário.

O terminal de passageiros do aeroporto de Jeri está com as obras em execução com previsão de entrega até o final de 2012. O contrato foi assinado entre a Secretaria do Turismo do Estado (Setur) e a empresa Poly Construções. O investimento é de R$ 9,2 milhões.

De acordo com a Setur, o projeto do terminal de passageiros terá uma aparência rústica, com detalhes e janelas em parede e vidro e cobertura de taubilhas, que é uma espécie de telha de madeira. Já a pista de pouso terá comprimento de 2,2 mil metros e 45 metros de largura, o que permite o pouso e decolagem de aeronaves de grande porte, como o Boeing 767-300, aeronave padrão para o projeto. Estão previstas áreas para alfândega e Polícia Federal. Isso significa que o aeroporto vai receber voos internacionais diretos, sem a necessidade de conexão no aeroporto internacional Pinto Martins, em Fortaleza.


Para preservar o Parque Nacional de Jericoacoara e permitir futuras ações de manejo e desenvolvimento sustentável, o equipamento está sendo instalado em Cruz, a 22 quilômetros da sede; a 18 quilômetros de Jijoca de Jericoacoara; a aproximadamente 25 quilômetros da praia de Jeri e a 10,3 quilômetros do parque nacional.


A primeira etapa da obra, referente à construção da pista de pouso e decolagem, pátio de estacionamento e pista de táxi está sendo realizada pelo consórcio CONTERN-SBS, formado pelas empresas Contern Construções e Comércio Ltda. e SBS Engenharia e Construções Ltda. A previsão é de que esta primeira etapa seja concluída até o final do primeiro semestre de 2012. Este lote, orçado em R$ 44 milhões tem recursos oriundos do Tesouro Estadual e do Ministério do Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.