terça-feira, 15 de março de 2011

Sobral com dados alarmantes de óbitos por acidentes

O Interior foi o responsável pelo aumento em 40% das taxas de mortes por acidentes de transportes no Ceará entre 1998 e 2008. Índices podem estar ligados à ausência de departamentos de trânsito em 74% do nosso território.

 A lista é longa. Composta por 100 municípios. Todos com população mínima de 10 mil habitantes. Regiões interioranas com taxas alarmantes de óbitos por acidentes de transportes. Os dados são do Mapa da Violência 2011, referentes aos anos de 2006, 2007 e 2008. O documento foi elaborado pelo Instituto Sangari em parceria com o Ministério da Justiça.


Sobral, aparece na 37ª posição de 2008. Teve taxa de 68,9 mortes por 100 mil pessoas. Em 2007, tinha 135; em 2006, 98.

A administração municipal, porém, contesta o levantamento. E vale-se da argumentação de absorver demandas de regiões vizinhas. “Muita gente morre na Santa Casa daqui, mas o acidente aconteceu fora. Acidentes com óbitos aqui são poucos. Ano passado, por exemplo, foram 11 vítimas”, frisa o coordenador de trânsito e transporte urbano de Sobral, Everardo Soares.

Departamento
Sobral dispõe de departamento próprios de trânsito. e faz parte do seleto grupo de 48 municípios cearenses nesta situação. (ver mapa)

A gestão assegurou a realização de campanhas educativas e abordagens de rua para evitar acidentes. Fatais ou não.  Sobral tem 23 homens e dois carros.

Contudo, a prefeitura admite insuficiência no número de profissionais.

Em Sobral, há a promessa de realização de concurso público para a contratação de mais agentes de trânsito. “Solicitamos mais 27 vagas. Mas esperamos a sinalização da Prefeitura”, conclui Everardo Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.