terça-feira, 24 de maio de 2011

Invasão ao 30ºD.P.

O delegado de Polícia Civil Domingos Sávio Diógenes Pinheiro permanece internado em estado grave em um hospital particular de Fortaleza. Na tarde de ontem, ele foi submetido a uma delicada cirurgia para a extração das balas que penetraram em seu tórax e dilaceraram um dos pulmões e também atingiram o fígado.

Domingos Sávio foi baleado juntamente com o inspetor José Gomes de Freitas durante um ataque de bandidos no 30º DP (Conjunto São Cristóvão), por volta de 5 horas de ontem. A delegacia, que havia sido inaugurada no dia 9 de julho do ano passado pelo governador Cid Gomes, foi invadida por, pelo menos, dois homens armados e encapuzados, que chegaram ali em um Pálio vermelho de placas HUV-3765 (CE), com a cobertura de uma moto preta.

Os bandidos renderam o único inspetor que estava no local, o balearam na perna e o obrigaram a abrir um dos xadrezes onde estava recluso o traficante Francisco Clerton do Carmo, o "Diabo Louro". Ele havia sido preso, na noite de domingo, quando vendia drogas na Favela 4 de Julho, nas proximidades da delegacia.

Depois de resgatar o comparsa, os homens encapuzados mataram um dos presos. Tratava-se de Domingos Bezerra de Souza, que era acusado de ter cometido um estupro. Para não ser molestado pelos demais detentos, Souza havia sido deixado trancado no "passa tempo", corredor contíguo às celas. Ele estava deitado sobre um pedaço de papelão quando foi mortalmente atingido com um tiro na cabeça e morreu ali mesmo.

O passo seguinte dos criminosos foi abrir as outras celas. Na fuga, invadiram o gabinete do delegado plantonista e o atingiram com três disparos. Domingos Sávio sofreu uma forte hemorragia e no corredor da delegacia ficou um rastro de sangue. Policiais militares, do Ronda do Quarteirão, foram os primeiros a chegar ao local e trataram de pedir uma ambulância para socorrer o delegado e o inspetor.

Quando a equipe de socorristas do Samu chegou ao local constatou ainda que o preso baleado no corredor da carceragem já estava morto.

Aproveitando-se da situação em que as portas das celas ficaram abertas, outros 13 decidiram fugir da distrital.

Em questão de minutos, a notícia se espalhou e várias patrulhas do Ronda, do Policiamento Ostensivo Geral (POG) da 2ª Companhia do 5º BPM (Messejana) e do Batalhão de Polícia de Choque (BpChoque) chegaram ao local.

O supervisor do Policiamento da Capital, major PM Carlos Passos, compareceu ao local e, de imediato, passou a chefiar as buscas aos bandidos foragidos.

O secretário da Segurança Pública do Estado, Francisco Bezerra; o comandante-geral da PM, coronel Werisleik Ponte Matias; e o delegado-geral da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas, compareceram ao local. Segundo as autoridades, cerca de 45 presos estavam na DP. Sete dos 14 fugitivos já foram recapturados.


Seis horas depois do resgate dos 14 presos, metade já havia sido recapturada em operações das polícias Civil e Militar em vários pontos da Capital. Além dos fugitivos, cinco pessoas acusadas de participação direta ou indireta na ação criminosa ocorrida pela manhã foram detidas.

Logo após a fuga, dezenas de policiais foram acionados para ajudar na localização dos foragidos. Rapidamente, seis deles acabaram presos em bairros vizinhos ao local onde está instalada a distrital e outro se apresentou. São eles: Daniel Nohaily Silva Carvalho; Danilo Vidal de Lima; Rafael Martins Machado; Roberto Sousa Ribeiro; Francisco Erivaldo Oliveira Alcântara; Raimundo Ivanilson Nascimento; e Alex Alves da Silva.

Depois de algumas diligências, policiais do Departamento de Inteligência Policial (DIP), da Divisão Antissequestro (DAS) e da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC) encontraram o Pálio vermelho usado pelos bandidos para auxiliar na fuga. O veículo estava parado em uma rua no Conjunto João Paulo II, a cerca de cinco quilômetros do 30º DP. Na ação, foram detidos Daniele Matias da Silva e Francisco Carlos Alves da Silva, o ´Macau´. Os dois foram autuados em flagrante por ajudar na fuga, apesar de ambos negarem envolvimento.

No começo da tarde, dois homens foram detidos em uma pousada, na Praia de Iracema, suspeitos de participação direta no plano criminoso. No fim da tarde, outro suspeito de ajudar no resgate e um adolescente foram detidos, no bairro João Paulo II. Todos foram levados para o 30º DP. A Polícia não revelou os nomes e o envolvimento deles no resgate.

A lista
Além do traficante e mentor do plano criminoso Francisco Clerton do Carmo, o ´Diabo Louro´, permanecem foragidos Francisco Harrisson de Freitas Maia; Fábio Ribeiro de Sousa; Antônio Ronald Ferreira da Silva; Ronaldo Rodrigues dos Santos; José Adelino Lima da Silva; e Francisco Djacir Marques de Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.