segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Contaminação da Barragem


Lendo uma matéria sobre a contaminação da barragem, publicada no informativo da Escola Pe. José Roberto, que por sinal está muito bem elaborado, tive a idéia de aprofundar o assunto, e explicar mais sobre o caso.

Em Martinópole a barragem do bom princípio está cercada de placas informando que deve-se manter distância do local, essas medidas foram tomadas depois de coletadas e analisadas pelo laboratório central de saúde(LACEN), 4 amostras da água, que apresentaram a bactéria Burkholderia pseudomallei causadora da doença MELIOIDOSE.

A doença possui uma alta taxa de mortalidade e exige o diagnóstico e início de tratamento precoce como redutores desse risco.
A doença é considerada muito comum em regiões do sudoeste da Ásia e nordeste da Austrália. Há relato de casos em outras regiões, embora com uma incidência bem menor, como América Central e do Sul, Oriente Médio, Pacífico e países da África.

A melioidose foi diagnosticada pela primeira vez no Brasil em 2003. Todos os casos registrados no País foram no Ceará. Em 2005 houve uma nova incidência, com a ocorrência de óbitos e novamente, em 2008 a doença apareceu causando a morte de um jovem de 17 anos.

A transmissão ocorre através da exposição de pessoas ao solo ou a água contaminada com a bactéria.
Os sintomas são febre acompanhada de dores abdominais.

A prevenção pode ser feita evitando-se realizar obras de escavação nas primeiras semanas após as chuvas, e se caso seja necessário fazer, utilize equipamentos de proteção para evitar o contato direto com o solo e a água.

O interesse em torno da doença tem aumentado, pois a bactéria causadora pode ser utilizada para desenvolver armas biológicas. A bactéria está classificada como agente da categoria B, segundo o Centro de controle e prevenção de doenças estado-unidense.


Jornal Correio Martinopolense, edição impressa 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.