As precárias condições de tráfego na BR-222, no trecho entre Fortaleza e Sobral, parece que chegou ao extremo. Até mesmo as empresas de ônibus que utilizam este trecho da rodovia estão deixando de trafegar na rodovia, por conta das buraqueiras e dos constantes trabalhos de conservação.
A rodovia ficou completamente intransitável entre as cidades de Umirim e Itapajé, onde o asfalto desapareceu por completo e no Km 108, onde a ponte sobre o Riacho Pedra D´água está com a estrutura comprometida, obrigando motoristas a terem cautela na hora de passar sobre o pontilhão.
A rodovia ficou completamente intransitável entre as cidades de Umirim e Itapajé, onde o asfalto desapareceu por completo e no Km 108, onde a ponte sobre o Riacho Pedra D´água está com a estrutura comprometida, obrigando motoristas a terem cautela na hora de passar sobre o pontilhão.
A empresa de ônibus Expresso Guanabara, que mantém uma linha regularmente ligando Fortaleza a dezenas de Municípios da Zona Norte do Estado e outras capitais do Nordeste passando por Sobral, está utilizando a rodovia Estruturante, passando por Caucaia, via Itapipoca e Santana do Acaraú, para chegar a Sobral. A mudança aumentou em duas horas e meia o tempo de viagem que antes era de quatro horas. Agora, ultrapassa as seis horas para chegar ao mesmo destino.
De acordo com a Expresso Guanabara, serão mais de 250 mil quilômetros por mês a mais, o que poderá acarretar um prejuízo de R$ 600 mil. "Precisamos preservar a vida dos nossos clientes. Trafegar pela BR-222 é colocar em risco a vida de quem utiliza nossos ônibus. Por isso optamos em mudar o trajeto", disse Rodrigo Mont´Alverne, diretor de marketing da empresa. A mudança trouxe aborrecimento e insatisfação para centenas de passageiros. "Viajei domingo, de Fortaleza para Sobral, e pensava que não chegava mais", disse a estudante universitária Joana D´arc Norões.
Segundo Rodrigo, somente no fim de semana, dois ônibus não tiveram como completar o percurso da viagem, porque quebraram próximos ao Município de Umirim. "Pelo menos 30 carros já apresentaram problemas nos últimos dois meses", disse Rodrigo Mont´Alverne, adiantando que nesse período a empresa já havia reduzido a frota e agora está deixando de atender os passageiros das cidades de Umirim, Itapajé, Irauçuba e Forquilha.
"Esse é um trecho que merece ser recuperado e com urgência. Ninguém aguenta mais", reclama o motorista Manoel Alves Silva. Para o prefeito do Município de Forquilha, Edmundo Rodrigues, a mudança na rota trará prejuízo para seu Município. "Apesar de estarmos próximo a Sobral, a população de Forquilha terá que pagar uma passagem a mais até Sobral, sem contar o incômodo do retorno, uma vez que o passageiro já desembarcava dentro de Forquilha", disse o gestor.
Segundo o diretor de Marketing da Guanabara, vários ofícios foram enviados ao Departamento Nacional de Infraestrutura de transportes (Dnit), pedindo detalhes sobre as obras e quando a rodovia federal estará em boas condições para o tráfego, mas até agora não obteve respostas. "Uma equipe nossa de avaliação de tráfego esteve vistoriando a rota entre Fortaleza e Sobral, e chegou ao consenso que não dá mais trafegar com segurança", finalizou Rodrigo.
Em contato com a superintendência do Dnit, em Fortaleza, o servidor Deodato Saraiva, que já ocupou o cargo de diretor-interino, informou que o escritório do órgão em Sobral poderia fornecer informações mais detalhadas sobre a rodovia e as obras que estão sendo executadas. Em Sobral, na manhã de ontem, se encontrava apenas o vigilante José Antônio no escritório. Ele informou que os representantes do órgão estavam em reunião. De acordo com o superintendente do Dnit, José Abner de Oliveira Filho, em recente audiência na Assembleia Legislativa, a pista está sendo restaurada nos trechos com mais buracos, mas ele não deu um prazo para o término.
Diário do Nordeste, Adaptado
Essa atitude demonstra como o governo Federal valoriza seu voto quando não é epoca de eleição.
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