sexta-feira, 15 de abril de 2011

Progamação da Semana Santa para a Diocese de Sobral

A Semana Santa representa a grande celebração vivenciando toda agonia de Jesus, sua morte para a salvação dos cristãos e, por fim, sua ressurreição no Domingo de Páscoa. Os festejos no município de Sobral, na região Norte, começaram ontem, com a procissão de trasladação, tendo à frente o bispo Diocesano, dom Odelir Magri. O percurso com a condução da imagem de Bom Jesus, da Catedral até a Igreja do Rosário, teve início às 18 horas, com acompanhamento da Irmandade do Santíssimo e do povo em geral.

Hoje às 17 horas, acontece a Procissão de Passos, saindo da Igreja do Rosário rumo à Praça do Teatro São João, onde solenemente é anunciado o famoso "Sermão de Encontro de Jesus com sua mãe, Maria Santíssima". A Procissão dos Passos, também chamada de "fugida", representa um momento de profunda religiosidade popular, particularmente visível nos símbolos e rituais da preparação e celebração. Relaciona-se com a saída de Jesus Cristo para o Horto das Oliveiras, onde se recolheu para orar.

O momento litúrgico contagia todo o povo católico pelo mundo, mostrando a devoção ao Senhor Jesus dos Passos, como se comprova com a multiprocissão, no caminho de sofrimento, crucificação, morte e ressurreição de Cristo.

Cortejo
O cortejo é aberto por um estandarte, chamado Guião, no qual se lê a sigla S.P.Q.R. - Senado de Todo o Povo Romano - e segue, então, restituindo os passos do Calvário, numa representação da "Via Crucis".

No decorrer da Procissão, acontecem algumas paradas, chamadas de "Estações da Via Crucis", onde são lembrados o momentos finais da morte de Jesus. Um dos pontos de maior destaque é quando Cristo recebe a coroa de espinhos e é espancado pelos soldados romanos, destacando-se ainda o encontro de Jesus com sua Mãe.

Para os católicos, cada passo é uma etapa para o ápice da fé cristã: a Ressurreição, que ocorre três dias após a morte. A Igreja Católica destaca que "é a hora de refletir sobre o sofrimento de Jesus, de reviver o mistério da Cruz". Todos os anos é grande o número de populares e autoridades que acompanham esta procissão, numa comovente atitude de fé e amor ao Senhor Jesus dos Passos.

A programação prossegue no domingo, às 8h30, com a bênção dos ramos no santuário São Francisco, seguida de procissão em direção a Sé catedral, onde acontece a tradicional Missa de Ramos, às 9 horas.

Programação
Na terça-feira, 19, Via Sacra, na Praça da Sé; Praça Manuel Artur da Frota (Várzea) e Largo das Dores. O Ofício das Trevas, dia 20, às 19h, na Catedral da Sé, e Quinta-Feira Santa, Missa do Crisma, às 8h.

Na sexta-feira, 21, Solene Ação Litúrgica da Paixão e Morte do Senhor, às 15h, e em seguida Procissão do Senhor Morto, saindo da Catedral da Sé percorrendo as principais ruas do Centro da cidade, retornando à Catedral. A Celebração da Ceia do Senhor com o Rito Lava-Pés acontecerão às 18h. Dia 23, Solene Vigília Pascal, às 21h, tendo como local a Catedral da Sé. Trata-se da Vigília mais antiga da Igreja já praticada pelos primeiros cristãos. E, no Domingo de Páscoa, acontecerá a Procissão do Senhor Ressuscitado, às 5 horas, na Catedral da Sé. Após a procissão, será celebrada a eucaristia. Além da Catedral da Sé, as demais paróquias e igrejas de Sobral realizam as celebrações da Semana Santa. Paróquias da Ressurreição, Nossa Senhora do Patrocínio e de Fátima, São Paulo Apóstolo e Santuário de São Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.